O projeto de drenagem de águas pluviais é caracterizado por sua complexidade desde as definições dos parâmetros técnicos (como equação de chuva, coeficiente de escoamento superficial, tempo de retorno (TR), tempo de concentração (TC) e dimensionamento de galerias), até a definição de um traçado inteligente para o caminhamento das águas de chuva.
É fundamental que o projetista de drenagem seja o mesmo que desenvolveu o projeto de terraplenagem para que os conceitos e as soluções estejam integradas na compatibilização entre as disciplinas.
A Rambla tem a preocupação de reduzir os impactos ambientais, tais como: erosão, assoreamento e lixiviação. Desta forma, em nossos projetos, propomos dispositivos, como dissipadores de energia nas saídas das redes, visado reduzir a velocidade das águas e, consequentemente amenizar os impactos próximos aos corpos hídricos.
Definição de traçados inteligentes de coletores
Cuidado/ Zelo com a localização das saídas de drenagem
Melhor escolha dos dispositivos hidráulicos para redução dos impactos ambientais
Redução de custos em função do produto
Fácil compatibilização entre disciplinas
O processo da elaboração de projeto de drenagem consiste em criar redes para escoar as águas da chuva em um terreno. Podem ser feitos com tubos, com canais, valas, fossos ou túneis. Todos possuem a função de retirar o excesso de água presente na área e tornar o solo o mais aproveitável possível.
Um solo seco e bem drenado oferece condições para o desenvolvimento urbano, ou mesmo para o cultivo das lavouras e outras atividades similares, a elaboração de projeto de drenagem pode auxiliar, inclusive, sistemas de irrigação e armazenamento de água, sobretudo em regiões semiáridas.
Exatamente por isso, é altamente indicado que o projetista de Terraplenagem seja o mesmo que irá realizar a elaboração do projeto de drenagem da área, para que haja coerência e integração dos trabalhos de maneira eficiente. Dependendo das dimensões do local, instalam-se sistemas de microdrenagem ou de macrodrenagem.
Listamos a seguir alguns desses itens e explicamos brevemente a função de cada um.
Sarjeta – canal entre a guia e a pista. Coleta e conduz a água até a caixa de captação.
Caixas de Captação (Bocas de Lobo ou Bocas de Leão) – Captam/Recebem as águas que escoam pelas guias e sarjetas.
Poços de visita – Câmaras (caixas) com tampões de ferro que permitem a visitação/inspeção das tubulações para manutenções.
Trecho de galeria – Tubulação entre dois poços de visita.
Bacias de amortecimento – são grandes reservatórios que armazenam temporariamente a água, diminuindo o risco de alagamentos.
Atenção: Não executamos obras
Somos especialistas em Projetos de Terraplanagem e Projetos de Drenagem Pluvial.
ATENDIMENTO
(19) 3368-3003
rambla@ramblainfra.com.br
Edifício Time Center Campinas Rua Bernardino de Campos, 230
Centro – Campinas/ SP
© COPYRIGHT 2024 | ALL RIGHTS RESERVED | RAMBLA